Quantcast
Channel: Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém
Viewing all 762 articles
Browse latest View live

Outras Fábricas, Outras Loiças (CCXII)

$
0
0

 

Travessa em faiança da fábrica da Corticeira, no Porto, com cerca de 37,2 x 25,8 x 3,3 cm., ostentando uma variante do motivo Estátua (Cavalinho) estampada a verde sob o vidrado.

 

Como se pode observar, esta é uma versão grosseira da estampa que originalmente surgiu em Inglaterra, sendo também uma versão muito inferior àquela que a FLS veio a celebrizar em Portugal.

 

É ainda claramente inferior, mesmo, às versões de algumas outras fábricas da área do Porto, como a das Devesas (cf. http://mfls.blogs.sapo.pt/outras-fabricas-outras-loicas-cxciv-295734), que também teve as suas variantes de menor qualidade (cf. http://mfls.blogs.sapo.pt/18604.html).

 

 

© MAFLS


Malga

$
0
0

 

Malga, ou taça fruteira, com decoração policromática aplicada sobre stencil (chapa recortada).

 

Esta decoração policromática corresponde ao motivo 969, como se pode comprovar abaixo, sendo de sublinhar que a tarja azul com a legenda LEMBRANÇA DA FIGUEIRA [da Foz] foi estampada.

 

Embora as inscrições referentes a diversos topónimos sejam vulgares na produção da FLS, não é comum encontrarem-se peças cujo motivo, como acontece neste exemplar, tenha sido truncado para receber essas legendas aplicadas com uma outra técnica e apresentando outra cor.

 

 

© MAFLS

À Conversa Com...

$
0
0

 

O Museu de Cerâmica de Sacavém promove no próximo sábado, dia 28 de Junho, pelas 15h00, mais uma das suas conversas mensais, desta vez subordinada ao mote E DO QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE CERÂMICA?

 

Estarão presentes a autora do blog Cerâmica Modernista em Portugal (http://ceramicamodernistaemportugal.blogspot.pt/) e os autores dos blogs Moderna Uma, Outra Nem Tanto (http://modernaumaoutranemtanto.blogspot.pt/) e Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém.

 

© MAFLS

Frisos

$
0
0

 

Dois exemplares de pequenos azulejos de friso, para remate ou separação de revestimento, com decoração geométrica aplicada a stencil (chapa recortada) sob o vidrado.

 

Com cerca de 15,8 x 4,1 x 0,9 cm. cada, os dois apresentam no tardoz a inscrição "SACAVEM", em relevo.

 

Embora num conjunto amplo tal impressão se possa dissipar, note-se como nestes exemplares isolados a mancha geométrica sugere os fotogramas de uma película fotográfica ou cinematográfica.

 

© MAFLS

Outras Fábricas, Outras Loiças (CCXIII)

$
0
0

 

Jarra em faiança da fábrica Aleluia, em Aveiro, com cerca de  24,8 cm. de altura, apresentando decoração marinha com algas em relevo, pintadas à mão, complementadas com bandas horizontais, metalizadas, em tom de cobre.

 

Embora a cerâmica com motivos marinhos fosse uma das imagens de marca da produção bordaliana oitocentista (http://mfls.blogs.sapo.pt/144478.html), e da subsequente produção caldense do século XX (http://mfls.blogs.sapo.pt/182216.html), foi certamente a Aleluia uma daquelas fábricas nacionais que, fora dos painéis azulejares, melhor recuperaram e renovaram a utilização desses motivos na cerâmica decorativa do século passado.

 

 

© MAFLS

Malga

$
0
0

 

Malga, ou taça fruteira, com decoração policromática aplicada sobre stencil (chapa recortada) no motivo central e rebordo decorado a aerógrafo.

 

O motivo central foi aplicado em duas fases distintas – uma em que as três cores foram colocadas separadamente, outra em que os contornos a preto delinearam os pormenores das figuras e dos elementos secundários.

 

 

 

© MAFLS

Prato Estampado

Catálogo e Preçário de Loiça Sanitária

$
0
0

 

Folha de um catálogo de acessórios para loiça sanitária da FLS, datada de 1 de Janeiro de 1936. Abaixo, preçário datado de Março do mesmo ano para as peças aqui ilustradas.

 

Por uma questão de ampliação e melhor legibilidade, foram eliminadas as esquadrias das imagens originais.

 

Vejam-se duas miniaturas de loiça sanitária aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/tag/miniaturas.

 

Agradece-se a Hector Castro, coleccionador e proprietário dos documentos, a cedência destas imagens.

 

© MAFLS

 


Prato

$
0
0

 

Prato decorativo, formato Berlim, com a cromolitografia de um velho marinheiro sob o vidrado. Para além da banda cor-de-rosa, apresenta ainda complementos a ouro.

 

Este formato foi um dos três que a FLS empregou recorrentemente, durante finais do século XIX e princípios do século seguinte, nos pratos decorativos cromolitografados.

 

A imagem original do marinheiro parece ter sido retocada na parte inferior do busto, já na FLS, para alongar o desenho do oleado até ao rebordo do prato.

 

 

© MAFLS

Outras Fábricas, Outras Loiças (CCXIV)

$
0
0

 

Prato em faiança, da fábrica Sant'Anna, com decoração floral e zoomórfica pintada à mão sob o vidrado.

 

Abaixo, um prato datado do mesmo ano, 1950, com decoração floral também pintada à mão sob o vidrado.

 

Estes dois exemplares ilustram duas diferentes tonalidades de amarelo características de alguma faiança portuguesa dos séculos XVIII e XIX. 

 

 

Embora a fábrica Sant'Anna continue actualmente a produzir, na sua maioria, peças onde predominam motivos de inspiração setecentista e oitocentista, já não é muito comum encontrar estas tonalidades nessa sua cerâmica.

 

Um dos aspectos interessantes da produção desta fábrica é que ainda hoje, a exemplo do que se fazia anteriormente, conserva a tradição de apresentar a maioria das suas peças com a assinatura ou as iniciais dos/as pintores/as que decoram cada exemplar (cf. http://mfls.blogs.sapo.pt/tag/f%C3%A1brica+sant%27anna).

 

     

 

© MAFLS

Outras Fábricas, Outras Loiças (CCXV)

$
0
0

 

Prato raso em faiança, com cerca de 23,6 cm. de diâmetro, da fábrica Secla, Caldas da Rainha, reproduzindo um desenho original de Hansi Staël (1913-1961).

 

Como já foi referido, esta artista húngara veio para Portugal depois da II Grande Guerra, tendo colaborado com a Secla, a partir de 1950, na criação de inúmeras peças. Entre as suas criações para a produção industrial, contam-se os originais que deram origem à série Motivos Portugueses, à qual pertence este exemplar.

 

Desenvolvida entre 1953 e 1956, a série ilustra essencialmente cenas do quotidiano da Nazaré e das regiões rurais próximas das Caldas da Rainha, reproduzidas quer em travessas quer em pratos.

 

Veja-se um prato desta série, com motivo piscatório, aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/105781.html, e uma assinatura original de Hansi Staël aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/60571.html.

 

 

© MAFLS

Pires

$
0
0

 

Pires para chávena de chá com decoração floral monocromática, correspondente ao motivo 1052, aplicada a stencil (chapa recortada) sob o vidrado.

 

 

© MAFLS

Fotografia de Jarra

$
0
0

© MCS/CDMJA

 

Fotografia de uma jarra formato 29, peça designada nas tabelas da FLS como "Jarra Caçadores em relevo n.º 4".

 

Vejam-se alguns exemplares deste formato aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/tag/jarra+formato+29.

 

A reprodução desta fotografia é uma cortesia do Museu de Cerâmica de Sacavém / Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso.

 

© MAFLS

Prato

$
0
0

 

Prato raso com decoração aplicada a stencil (chapa recortada) e aerógrafo sob o vidrado.

 

Sendo obviamente uma peça de refugo, este prato não deixa de ser interessante por remeter claramente para as influências da Bauhaus e das técnicas de decoração cerâmica alemã na FLS.

 

Por outro lado, levanta a questão do controle de qualidade na produção da empresa. Na produção de diversas fábricas europeias é vulgar encontrarem-se as suas marcas com riscos sobrepostos no vidrado para indicar que se trata de produção de segunda ou terceira categoria, rejeitada após uma inspecção.

 

Nas fábricas portuguesas, embora tal inspecção de qualidade exista, e tenha existido nas fábricas que já encerraram, parece não haver a preocupação de assinalar tais peças antes de as colocar no mercado como refugo.

 

 

© MAFLS

Prato

$
0
0

 

Prato raso com decoração de inspiração árabe aplicada a stencil (chapa recortada).

 

Note-se como a decoração completa do rebordo é constituída por seis diferentes secções de stencil com o mesmo motivo. Note-se ainda como este exemplar apresenta simultaneamente duas marcas Gilman & Cta. de diferentes dimensões.

 

 

© MAFLS


Macaco

$
0
0

 

Figura de macaco em grés revestido a vidrado laranja semi-mate, modelada, como já foi anteriormente referido, pelo consagrado escultor cerâmico inglês Donald Gilbert (1901-1961).

 

Sobrinho de Herbert Gilbert (1878-1962) e primo de Clive Gilbert (n. 1938) , Donald modelou inúmeros modelos de animais, e outras peças decorativas, para as fábricas inglesas Denby, Poole Pottery e Royal Doulton.

 

Vejam-se outros exemplares deste formato, em barro parian ou com vidrado verde, aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/tag/macacos.

 

A presente imagem, que reproduz uma peça do acervo do Museu de Cerâmica de Sacavém, consta do catálogo da exposição Portuguese Ceramics in the Art Deco Period, realizada nos EUA em 2005, e é da autoria do fotógrafo João Francisco Vilhena (n. 1965).

 

Note-se que a imagem original foi registada em película e posteriormente digitalizada, o que afectou a sua qualidade e não reflecte as características que uma impressão em papel fotográfico oferece.

 

© MAFLS

Outras Fábricas, Outras Loiças (CCXVI)

$
0
0

 

Malga, ou taça fruteira, decorada a aerógrafo no rebordo e stencil (chapa recortada) no centro, sob o vidrado.

 

Veja-se uma outra peça da mesma oficina, decorada com as mesmas técnicas, e apresentando também motivos florais, aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/155504.html.

 

 

© MAFLS

Prato

$
0
0

 

Prato, formato Espiga, com motivo de inspiração africana, correspondente ao número 1270, estampado no centro e decoração a aerógrafo no rebordo.

 

É possível que este motivo tenha sido concebido e comercializado por ocasião da Exposição Colonial Portuguesa (cf. http://blogdaruaonze.blogs.sapo.pt/tag/exposi%C3%A7%C3%A3o+colonial+do+porto e http://blogdaruanove.blogs.sapo.pt/334303.html), que decorreu em 1934, no Porto, onde a FLS se fez representar com um pavilhão autónomo (http://mfls.blogs.sapo.pt/tag/exposi%C3%A7%C3%A3o+colonial+do+porto).

 

Conhece-se uma variante cromática desta decoração, num prato de outro formato, em amarelo torrado/laranja.

 

 

© MAFLS

Vilão

$
0
0

 

Figura da série Bébé, modelada por Leonel Cardoso (1898-1987), representando um vilão madeirense.

 

Esta peça surge referenciada numa adenda manuscrita ao exemplar da tabela de Novembro de 1945, existente no CDMJA, sob a designação figura Bébé Homem da Madeira e o número 426, ao preço de 35$00. 

 

A presente imagem, que reproduz uma peça do acervo do Museu de Cerâmica de Sacavém, consta do catálogo da exposição Portuguese Ceramics in the Art Deco Period, realizada nos EUA em 2005, e é da autoria do fotógrafo João Francisco Vilhena (n. 1965).

 

Note-se que a imagem original foi registada em película e posteriormente digitalizada, o que afectou a sua qualidade e não reflecte as características que uma impressão em papel fotográfico oferece.

 

© MAFLS

Prato

Viewing all 762 articles
Browse latest View live




Latest Images